quarta-feira, 29 de abril de 2015

Organizações humanitárias enviam ajuda para o Nepal

Organizações humanitárias enviam ajuda para o NepalDificuldades com transporte e comunicação dificultam chegada de auxílio.Índia, China e União Européia enviam mantimentos, dinheiro e equipes.

O cão Racker, aguarda o embarque das equipes de resgate da Força Aérea dos Estados Unidos no domingo (26) para o Nepal, que foi atingido por um terremoto de 7,8 de magnitude no sábado (25). As equipes embarcaram em um C-17 com seis K-9s na base aérea de Dover, em Delaware. O grupo irá auxiliar nas buscas a sobreviventes presos sob os escombros (Foto: William Johnson/Reuters)
Organizações humanitárias do mundo inteiro pedem ajuda para o Nepal, mas as dificuldades de transporte e comunicação, comuns quando países pobres são atingidos por esse tipo de tragédia, fazem com que essa ajuda demore ou nem chegue a quem precisa.
ONU anunciou a liberação de U$ 15 milhões para aliviar os efeitos da crise humanitária no Nepal. E reconhece que é pouco dinheiro diante da dimensão da tragédia.

A Organização Mundial da Saúde está enviando médicos e kits de emergência. Entidades como Unicef, Cruz Vermelha e Exército da Salvação estão recebendo doações pela internet. O dinheiro é usado para comprar roupas, tendas e produtos de higiene.

O Canadá ofereceu U$ 5 milhões. Os Estados Unidos prometeram U$ 10 milhões, além de equipes de busca e resgate. A avalanche no Everest provocada pelo terremoto deixou pelo menos 17 mortos, três são americanos.

Um avião com mantimentos vindo da Índia teve que voltar porque não conseguiu pousar no aeroporto de Katmandu, onde a situação está muito confusa.

Apesar disso, equipes de resgate de vários países conseguiram desembarcar. Franceses mandaram cães farejadores para ajudar a localizar sobreviventes. A China, vizinha do Nepal, já mandou equipes de resgate e hoje prometeu o equivalente a quase R$ 10 milhões em geradores e cobertores e avisou que vai mandar mais conforme a necessidade. A Cruz Vermelha chinesa está embarcando 1.500 barracas.

A China também tem que lidar com as consequências do terremoto no próprio país, na região autônoma do Tibete, onde 20 pessoas morreram. Mantimentos estão sendo enviados de trem e helicóptero.

A União Européia também prometeu o equivalente a R$ 10 milhões.

O Itamaraty, no Brasil, divulgou dois números de emergência para onde é possível ligar para ter informações:

Ligações no Brasil: 61 8197-2284
Ligações para o Nepal: + 9771 472 1378

Também é possível conferir a lista e divulgar desaparecidos clicando aqui. Do lado esquerdo da página, clicando em “search”, você encontra uma lista das pessoas desaparecidas e daquelas que comunicaram que estão vivas. Do lado direito, em “register”, é possível comunicar que a pessoa está viva ou desaparecida.

A Cruz Vermelha brasileira começou uma campanha para arrecadar recursos para as vítimas do terremoto no Nepal. As pessoas que quiserem contribuir podem fazer doações seguindo os dados abaixo:

Cruz Vermelha Brasileira
CNPJ: 33651803/0001-65
Banco Bradesco, agência 1276. Conta corrente: 15513-6

Fontes: VejaG1 e Cruz vermelha


Nenhum comentário:

Postar um comentário