segunda-feira, 9 de junho de 2014

SOS Chuvas no Sul do Brasil

                    Fotos dos estragos no PR e em SC

O De Olho No Tempo Meteorologia permaneceu em esquema de plantão por mais de 100 horas coletando informações com agências de notícias, emissoras de rádio, assessorias de comunicação dos municípios e de autoridades como Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
O retrato de tamanho volume de chuva observado entre o Paraná e Santa Catarina é mostrado em imagens que denotam a sensação das centenas de famílias que agora sofrem com as enchentes em mais de 100 municípios de ambos os estados.
A precipitação acumulada em apenas quatro dias superou a marca de 200 milímetros em boa parte das regiões afetadas, com extremos entre 400 e 500 milímetros no centro-sul do Paraná, justamente na bacia do rio Iguaçu e do rio Negro, no planalto norte de Santa Catarina.
Vale ressaltar que desde o início da semana, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), órgão oficial de meteorologia no Brasil, vinha alertando sobre a possibilidade de chuva volumosa durante o fim de semana em parte da Região Sul.
Assim também fizeram com cautela, porém profissionalismo ímpar, os meteorologistas do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) e do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Nós do De Olho No Tempo Meteorologia, que sempre cedemos espaço para a publicação de boletins de avisos meteorológicos ou de alertas de órgãos oficiais, também cumprimos com a nossa parte, em informar com embasamento e insistência, de que viria muita chuva.
Por fim, a pedido das Defesas Civis e da sociedade em geral, também passamos a receber boletins de alerta e monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que de forma mais conjunta reúne todos os parâmetros de cada município monitorado tendo assim, melhor detalhamento da situação em tempo real, para a prevenção de desastres naturais como os observados agora.
Confira abaixo, imagens capturadas e arquivadas dos últimos quatro dias, que denotam a atual situação em que passam os municípios mais afetados.
Pela enorme quantidade de imagens cadastradas passe o cursor sobre cada foto para identificar o município, a data do evento e o autor. Os vídeos também seguem mostrando as principais inundações pelas cidades.






































Fonte:http://deolhonotempo.com.br/site/soschuvanosul-compartilhe-fotos-e-videos-dos-estragos-pr-e-em-sc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário