quinta-feira, 27 de março de 2014

ANIMAIS PEÇONHENTOS

                                                 ANIMAIS PEÇONHENTOS           
São animais que, por meio de um mecanismo de caça e defesa, são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos, diretamente de glândulas especializadas (dente, ferrão, aguilhão) por onde passa o veneno. Esses animais agem por instinto de sobrevivência. Ao se sentirem ameaçados, imobilizam o agressor e fogem para um local seguro. Temidos pelo homem, os animais peçonhentos estão presentes tanto em meios rurais, quanto urbanos. Eles são responsáveis por provocarem inúmeros acidentes domésticos, em variadas regiões brasileiras, com índices crescentes ano após ano.Cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas,formigas, abelhas e marimbondos são exemplos dessa categoria. Para que não se crie um medo inconsciente desses animais, é necessário um maior conhecimento a respeito do assunto.
ARANHA ARMADEIRA.
Informações e características principais:

- Também conhecida como aranha-macaco, a armadeira é uma das aranhas mais venenosas do mundo. Seu nome é uma referência a uma ação desta aranha quando está em situação de ataque: ela ergue as pernas dianteiras.

- São agressivas e seu veneno potente e tóxico, age rapidamente no sistema neurológico da vítima. O veneno também pode afetar o sistema cardíaco. A picada desta aranha pode levar uma pessoa a óbito, caso não haja socorro médico rápido e eficiente.

- A aranha armadeira possui um corpo de 4 a 5 cm e suas pernas podem chegar a 17 cm.

- Estas aranhas possuem o corpo com coloração que vai do cinza ao marrom. Nas pernas existem pequenas faixas na cor branca.

- É uma espécie de aranha originária da América do Sul, sendo encontrada no Brasil. Em nosso país é uma das aranhas que mais provocam acidentes.

- Costumam entrar em residências em busca de alimentos ou de parceiro para acasalar. São encontradas também em terrenos abandonados e nas touceiras de bananeiras.

- Em função da agressividade e de seu veneno potente, não é recomendado criar esta espécie de aranha em cativeiro.

- A alimentação é baseada em insetos de pequeno porte (mocas, mosquitos, grilos) e artrópodes.

- A reprodução das armadeiras ocorre de forma sexuada.
                                               
Nome comum : Mosca Escorpião
Classe: Insectos

A mosca escorpião, tem o corpo preto e amarelo, com a cabeça e cauda avermelhada. O macho tem a cauda em forma de aguilhão, como os escorpiões, característica que o destinge da fêmea. Esta cauda, sem qualquer função ofensiva, serve apenas para amedrontar os seus predadores.
O insecto adulto tem um comprimento de cerca de 35mm, com asas que são na sua maioria claras, com diversas manchas escuras. Tem grandes olhos e um bico comprido apontado para cima na sua ponta.
Alimenta-se de pequenos insectos e outros invertebrados mortos, roubando-os por vezes, das teias de aranhas, sem ficar presa.
Os adultos, raramente voam muito e gastam muito do seu tempo vagueando na vegetação húmida, perto da água e ao longo dos riachos. Os ovos são fixados anualmente no solo.
Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Faz, em média, quarenta vôos diários, tocando em 40 mil flores.
• As abelha tem cinco olhos.
• Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.
• Apenas as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas. A única missão dos machos é fecundar a rainha. A rainha voa o mais que pode e é fecundada pelo macho que conseguir ir até ela, esse voo se chma: voo nupcial. Depois de cumprirem essa missão, eles não são mais aceitos na colmeia. No fim do verão, ou quando existe pouco mel na colmeia, as operárias fecham a porta da colmeia e deixam os machos morrerem ao frio e à fome.
• Quando uma abelha pica seu inimigo, quase sempre, deixa o ferrão na vítima, morrendo um ou dois dias depois por isso.
• Uma colmeia abriga até 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. A abelha-rainha vive até 5 anos, enquanto as operárias não duram mais de um mês e meio.
• As espécies de abelhas nativas das Américas (Novo Mundo) não possuem ferrão.
• As abelhas não conseguem perceber a cor vermelha, mas podem perceber ultravioleta, azul-violeta, azul, verde, amarelo e laranja. Os olhos compostos - um de cada lado da cabeça de superfície hexagonal, permite uma visão panorâmica dos objetos afastados, aumentando-os 60 vezes.
• A ferroada da abelha no ser-humano é muito dolorosa, e a sensação instantânea é semelhante a de levar um choque de alta voltagem.
• A geléia real é o alimento único e exclusivo da abelha-rainha, durante toda sua vida. A partir do nono dia, ela já está preparada para realizar o seu vôo nupcial, quando será fecundada pelos zangões.
Abelhas

Abelhas fazem parte da vida do homem há milênios, principalmente por fornecer o mel, uma iguaria cuja utilização na culinária humana remonta à pré-história. Além disso, as abelhas têm papel importante na polinização de flores, frutos e grãos além do controle de outros insetos.. Apesar de ser conhecida pela suautilidade, sempre houve o receio das ferroadas de abelha, tidas, no entanto como um problema menor que dispensa atendimento médico. Poucos, no entanto sabem que em 2006, 14 brasileiros morreram 27 outros tiveram alta hospitalar com seqüelas e outros 41 foram internados em estado grave, mas tiveram alta sem seqüela em conseqüência de picadas de abelha.
Desde os anos 90, as abelhas são consideradas como “animais peçonhentos”. O atendimento médico nos casos de picada de abelha tem conduta padronizada e a notificação é obrigatória. Os acidentes com picada de abelha representam 5% dos acidentes por animais peçonhentos, porém o número é muito maior. A subnotificação acontece porque muitos dos atingidos e, mesmo profissionais de saúde desconhecem que a “produtiva” abelha é também “peçonhenta”, ou seja, portadora de veneno.



Mosquito transmissor da malária sente melhor o odor de humanos à noite
Proteínas que melhoram o 'olfato', localizadas nas antenas e na boca do inseto, se encontram em maior quantidade nesse período
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2010, a malária causou 660.000 mortes em todo o mundo. A doença é transmitida pela fêmea do mosquito do gênero Anopheles. No Brasil, o principal parasita que causa a malária é o Plasmodium vivax. Ele é menos perigoso do que oPlasmodium falciparum, por exemplo, o mais predominante na África.
Pesquisadores da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, analisaram o papel das proteínas relacionadas à regulação da 'sensibilidade olfativa' do mosquito. Essas proteínas, que se localizam nas antenas e na boca do inseto, concentram as moléculas de odor e ajudam em seu transporte para os 'receptores olfativos', que detectam diferentes cheiros.
Hábitos noturnos — O estudo analisou a quantidade dessas proteínas presente nos órgãos sensoriais do mosquito durante as 24 horas do dia, e as respostas provocadas por odores do hospedeiro. Os resultados mostraram que os momentos em que o inseto apresentava maior concentração de proteínas e, consequentemente, maior sensibilidade olfativa, corresponderam aos períodos em que ele picava mais os humanos: à noite.
“Durante o dia, o mosquito está dormindo e não precisa 'sentir o cheiro' do hospedeiro. Mas quando o Sol se põe, o sistema olfativo se torna extrassensível, e é quando ela [a fêmea] está pronta para sentir odores e picar”, diz Samuel Rund, um dos autores do estudo, publicado na última quinta-feira, no periódico Nature Scientific Reports.
A pesquisa, que relata pela primeira vez os hábitos diários do Anopheles gambiae, pode impactar nos métodos de controle do mosquito, a fim de evitar a transmissão da malária.

                                             
é uma espécie de escorpião comum na região nordestina do Brasil. Tem coloração de camuflagem amarelada, para se confundir com o solo arenoso das regiões áridas em que habita. É facilmente identificado por possuir um triangulo de coloração negra sobre o cefalotórax, acompanhado de uma faixa, de coloração também escura, ao longo do corpo.

Mede em torno dos 7 cm de comprimento e se alimenta principalmente de insetos, aranhas e outros escorpiões. Como a maioria dos escorpiões, tem hábitos noturnos, sua visão é péssima e ele se orienta por pelos sensoriais, espalhados por todo o corpo, que percebem vibrações tanto do solo quando do ar.

Durante o acasalamento, o macho agarra a fêmea através das quelas (pinças) e começa a movimentá-la em um movimento que lembra uma dança (atitude conhecida popularmente como "dança do acasalamento" ou "dança do escorpião"), sendo que na verdade o macho está tentando posicionar a fêmea sobre uma gota de esperma que ele depositou no solo anteriormente.

A espécie é adaptada à vida em ambiente urbano e pode coabitar com seres humanos atraída pela presença de insetos e pela facilidade de abrigo.
A coral-verdadeira é a mais venenosa, embora causa apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico- de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil! as serpentes são classificadas em quatro tipos:

• Áglifas: Não possuem dentes com ducto, mas podem ter ou não glândula de veneno.
• Opistóglifas: Os dentes inoculadores ficam localizados na região posterior do maxilar.
• Proteróglifas: Dentes inoculadores de veneno pouco desenvolvido e na região anterior do maxilar,
• Solenóglifas: Os dentes inoculadores de veneno são muito desenvolvidos e situam-se na parte anterior do maxilar.

Bothrops: a famosa jararaca tem um veneno de ação proteolítica (edema local firme, dor de discreta a intensa, bolhas, necroses e abscessos), hemorrágica ou vasculotóxica (hemorragias devido a lesão vascular, equimoses, epistaxe e sangramentos na gengiva), e coagulante que se manifesta dentro de uma a três horas após o evento.
Loxosceles: Quem nunca ouviu falar da terrível aranha marrom? Pois é, terrível mesmo. Tem um veneno de ação proteolítica e hemolítica que se manifesta em torno de 12 a 24 horas após o acidente. Quadro clínico cutâneo caracteriza-se por edema, dor local semelhante a queimadura. Quando há comprometimento de pele e vísceras, observamos febre, mal-estar generalizado, icterícia, equimose, vesículas, bolhas, necrose e ulceração. A urina torna-se escura da cor de coca-cola.

A Lagarta Lonomia oblíqua, ou simplesmente "taturana" (tatá=fogo + rana = semelhante), como é mais conhecida no sul do País (marandová, mandorová, mondrová, ruga, oruga, são outros nomes utilizados no Sul), é uma das fases do ciclo biológico de uma mariposa de coloração cinza (fêmeas) ou amarelo-alaranjada (machos), ambos com uma listra transversal sobre as asas. Elas vivem em média 15 dias na fase adulta como mariposa, aparecendo com mais freqüência nos meses de verão (novembro a março), quando, após o acasalamento, põem os ovos. Decorridos aproximadamente 10 dias após a postura dos ovos nas folhas e troncos de árvores como abacateiro, pessegueiro, araticum, pereira e outras árvores frutíferas, os ovos se rompem (eclodem). Surgem as lagartas (período larval) que passam a se alimentar da planta hospedeira durante a noite.

A preferência por árvores frutíferas faz com que a ocorrência dos acidentes seja maior em pomares. Neste período larval, de aproximadamente 3 meses, as taturanas aumentam de tamanho trocando de pele várias vezes, podendo alcançar até 8 cm de comprimento. Vivem em grupos e podem ser vistas durante o dia nos troncos das árvores, ocasião em que ocorrem os acidentes. Após a última ecdise (troca de pele), as taturanas entram na fase de pupa ou crisálida -o seu casulo, ficando sob as folhas caídas e restos vegetais no solo da base das árvores. Após este período de empupamento, que pode durar cerca de 3 meses, elas se transformam no que serão os futuros adultos alados: as mariposas machos e fêmeas. Em seguida à emergência das mariposas adultas, ocorrem os acasalamentos e, posteriormente, as posturas, completando o ciclo evolutivo.



aranha armadeira:
também conhecida como aranha macaco ou aranha de bananeira, é a designação comum às aranhas do gênero Phoneutria (do grego phoneútria: da família dos ctenídeos. O nome comum armadeira vem da sua atitude invariável de ataque, com as patas dianteiras erguidas.


Características
Originárias da região sul-americana, com um corpo de 3,5 cm a 5 cm e as pernas até 17 cm de envergadura (fêmea). São altamente agressivas e peçonha neurotóxico muito potente qual apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato.
Veneno
A peçonha da phoneutria é composta por polipeptídes básicos além de histamina e serotonina. Sua ação é neurotóxica e cardiotóxica. A ação neurotóxica ocorre no SNC mais precisamente nos canais de sódio provocando despolarizações nas terminações nervosas (sinapses) sensitivas e motoras, fibras musculares, e no sistema nervoso autônomo induzindo à liberação de neurotransmissores principalmente a acetilcolina e catecolaminas. A ação cardiotóxica interfere na atividade contrátil em músculo liso, ativação do sistema de calicreína tissular, ativação de fibras sensoriais e esvaziamento gástrico.
Sintomatologia
As armadeiras são conhecidas por ter uma reputação agressiva, ela é valente pois possui veneno poderoso. Os pontos de inoculação sobre a pele são vistos acompanhados de inchaço, vermelhidão e sudorese local. A dor é queixa comum, pode ser local ou irradiada, tem intensidade variada e é acompanhada de parestesias. Dependendo do estado da pessoa, além da dor, os sintomas mais comuns são taquicardia com alterações no eletrocardiograma, hipertensão arterial, sudorese com visão turva e vômitos ocasionais. O hemograma pode apresentar leucocitose com neutrofilia e hiperglicemia.
O quadro em crianças com menos de sete anos e idosos muito debilitados pode evoluir para edema pulmonar e choque representando um risco não desprezível de morte.
                                      Veja materia completa em :

Nenhum comentário:

Postar um comentário