segunda-feira, 6 de maio de 2013

Abertura temporada de montanhismo 2013.

Abertura temporada de montanhismo 2013.

Está aberta a temporada de montanhismo em Petrópolis, RJ
Evento para divulgar o esporte radical está acontecendo neste domingo (5).
Encontro acontece na Praça da Liberdade, no Centro.





O outono já chegou e com ele vem o melhor período para quem curte fazer trilha e subir montanha. Neste domingo (5), foi aberta oficialmente a temporada de montanhismo em Petrópolis, Região Serrana do Rio. O evento realizado pelo Centro Excursionista Petropolitano (CEP) acontece durante todo o dia na Praça da Liberdade, no Centro.

O evento contou com a participação de empresas de ecoturismo, uma equipe do Parque Nacional Serra dos Órgãos, escoteiros, radioamadores, Sociedade Petropolitana de Fotografia (Sopef) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Famílias e praticantes do montanhismo prestigiaram o encontro. Mas foi uma parede de escalada que atraiu o público jovem. A pequena Ana Carolina Santana, de sete anos, não resistiu à brincadeira e decidiu experimentar. “Foi bom. Foi a primeira vez”.


A pequena Ana Carolina Santana, de 7 anos, aproveitou para conhecer o esporte (Andressa Canejo/G1)
O período de estiagem das chuvas, que vai de maio a novembro, é a melhor época para praticar o montanhismo. O encontro, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, é feito com a proposta de divulgar a prática desse esporte radical e também discutir os impasses que os praticantes têm encontrado com o bloqueio de algumas trilhas. “O evento é para divulgar o montanhismo e mostrar que é um esporte organizado. Nós queremos ver lá de cima o visual, ver a montanha. Não queremos ser vetados da nossa “quadra de esportes””, observou Julian Kronenberger, diretor de patrimônio do CEP.

saiba mais
Praticantes de montanhismo em Petrópolis ficam sem acesso a trilhas.
Os praticantes em Petrópolis têm esbarrado em um problema que é o fechamento de alguns caminhos, tanto por empreendimentos imobiliários como também por invasão. O evento também pretende alertar para a reabertura desses roteiros. “A cada ano aumenta mais a restrição, já que mais construções são feitas. Lutamos pelo acesso à montanha, que é um bem de todos”, pontuou Julian.

Hoje, a cidade tem cerca de 500 montanhistas, sendo 100 deles associados ao CEP. Mas, praticantes de várias regiões, como Rio de Janeiro e São Paulo, vêm ao município para desbravar as trilhas e montanhas da Cidade Imperial. “Petrópolis tem cerca de 100 trilhas de todos os níveis, mas apenas 15 caminhos são os mais feitos, por serem mais conhecidos. Os outros são com maior grau de dificuldade e para quem quer mais desafio, como paredão de escalada”, comentou Julian.

Fonte:
http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2013/05/esta-aberta-temporada-de-montanhismo-em-petropolis-rj.html

 



 







Nenhum comentário:

Postar um comentário